E quando precisamos dizer “não” ao nosso cliente, mas não queremos nem podemos perder a venda?
É uma linha muito tênue, quase beirando ao precipício, pois sabemos que não vamos poder atender a determinada condição que o cliente nos impõe, seja ela comercial, logística, de produto ou serviço, mas precisamos manter o interesse do cliente.
O que fazer?
Acredito que o primeiro passo é ser verdadeiro, direto e empático, reconhecendo a importância das exigências apresentadas.
A franqueza e a empatia despertarão nele a curiosidade em continuar te ouvindo.
Logo em seguida, apresente soluções próximas ao que ele pede, ressaltando as vantagens que seu produto ou serviço possui.
Nunca desmereça nem denigra a concorrência; apenas ressalte as vantagens que você tem em mãos.
A forma ética na condução certamente será reconhecida, e ele já estará mais propenso a fechar com você, mesmo com algum ponto em desencontro ao que ele pretende.
Não desista na primeira objeção e tenha a capacidade e atitude de reverter uma situação adversa. Essas são características de pessoas determinadas e diferenciadas em qualquer atividade profissional.
Seu cliente saberá reconhecer seu comprometimento e não deixará de finalizar a compra, e você ganhará cada vez mais a sua confiança.
Pense nisso no próximo entrave.
Pense nisso no próximo atendimento.
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